Lizzie Bennet Diaries chega ao fim


Aqueles que são fãs de Jane Austen, com certeza já ouviram falar na série transmitida via Youtube em formato de Vlog que vem fazendo grande sucesso desde seu lançamento no ano passado. Mesmo que esse post esteja meio atrasado e eu cheia de trabalhos de faculdade pra terminar - e essa é a razão da ausência de atualizações no blog - preciso me permitir uma pausa para dedicar um post a essa série fantástica que chegou ao final na última semana. 


Caindo de pára-quedas
Para quem, inacreditavelmente ainda não conhece, eu explico: Trata-se de uma adaptação de Orgulho e Preconceito, livro de Jane Austen, onde a história é trazida para a atualidade e contada por Lizzie Bennet através de videos online. Só esse já é um bom motivo para assistir, mas a série é muito mais do que isso.

O formato nos permitia um envolvimento muito grande com as personagens e atores, já que a conta do youtube não era a única fonte de informações sobre a série. Várias contas no twitter, tumblr, facebook fazem as personagens tão reais que é impossível não se apaixonar por eles. 


Muito mais do que uma adaptação
Charlotte, Lizzie, Lydia e Jane
A boa notícia é que, devido ao sucesso a série conseguiu chegar ao final, o que não era uma certeza quando a série começou a ser filmada. Então agora a série conta com 100 episódios que variam entre engraçados, emotivos, encantadores e algumas vezes tudo isso junto. Mas má notícia é que terminou e todos nós nos sentimos um pouco órfãos agora.

Eu já conhecia, mas eu não avancei muito devido a falta de tempo e também porque não tinha me adaptado ao formato. Inicialmente foi um problema achar os videos em ordem e mais que isso, entender o que essa Lizzie aloprada falava de maneira tão rápida! 

Com os problemas iniciais resolvidos (Youtube do celular + CC nos videos e no mais, a gente acaba por entrar no ritmo), resolvi me apaixonar de verdade pela série na semana passada, logo após a exibição do episódio #98. E logo veio o final da série, ou seja, só participei do fandom por uma semana. E terminou.

A razão de tanto sucesso

A ideia é genial e relativamente barata, já que toda a propaganda é feita em redes sociais e através do efeito de compartilhamento de informações entre amigos que todos nós conhecemos. Mas obviamente uma boa ideia não basta para as coisas darem certo. É necessário um bom conteúdo e atores cativantes para cair no gosto de todos, o que com certeza a série tem.


Adaptações da moda

Darcy & Lizzie
Jane Austen é bastante popular e a cada ano recebe mais e mais adaptações, especialmente Orgulho e
Preconceito. Por mais que o público faça cara feia inicialmente diante de uma nova versão, o interessante é perceber que geralmente estas são feitas por fãs da autora e que também acham importante se manter fiel aos valores iniciais da histórias.

Como se trata de uma adaptação trazida para os dias atuais, é óbvio que "The Lizzie Bennet Diaries" contém várias alterações, mas acredito que o resultado deixaria Jane Austen orgulhosa e muito provavelmente vai deixar feliz todos os seguidores dela.

Desde a escolha do elenco - com destaque especial para a atriz principal, Ashley Clements, - que agora detém o título de minha Lizzie Bennet favorita -  até os acontecimentos que tiverem de ser modificados, tudo parece ter saído de forma perfeita.

Daniel Vincent Gordh e Ashley Clements
Acredito que não consiga fazer justiça a uma série que ganhou meu coração e o de tanta gente neste post tão simples. Mas espero ter ao menos despertado o interesse naqueles que ainda não conhecem e fazer uma pequena homenagem a esse trabalho tão bonito, que com certeza deve levar mais pessoas até Jane Austen.


Distribuindo Links:   

- The Lizzie Bennet Diaries – Orgulho, preconceito e internet (Parte I) 
- The Lizzie Bennet Diaries – Orgulho, preconceito e internet (Parte II)
Dois posts maravilhosos e bem completos sobre a série, escrito por Bruna Romão. (Obrigada Luiza Fernandes pela indicação)

- Canal Oficial no Youtube: Lizzie Bennet - This is My Diary
- Episódios Legendados por Larissa Siriani: The Lizzie Bennet Diaries - Episódios Legendados

* Recadinho pra Nathália Bonfim (Aika):  Sei que eu tinha prometido que você ia poder publicar esse artigo, mas como você demorou eu roubei sua vez. Eu poderia pedir desculpas, mas devido a minha natureza sincera vou dizer que eu nem sequer lamento. Estou apaixonada demais por essa série e queria muito escrever. E você vai ser obrigada a aceitar minhas não-desculpas, conhecer esse meu lado negro e seguir sendo minha amiga. Afinal, o que se pode esperar de alguém que você conhece no fandom Con man/Fugitive? #HSD, baby.



Nenhum comentário:

Postar um comentário