Os Espinhos do Mal - Virginia C. Andrews



A Saga dos Foxworth - Livro 3

Das cinzas do mal, Chris e Cathy construíram um lindo lar para seus esplêndidos filhos: Jory, de quatorze anos, era tão bonito, tão delicado. E Bart possuía uma imaginação tão brilhante para um menino de nove anos. Então, acenderam-se luzes na casa vizinha abandonada. E em breve a Velha Senhora de Negro passou a observá-los com olhos intrometidos, protegida por seu esquisito e velho mordomo. Logo a mulher de manto negro convidou Bart para tomar sorvete com bolinhos e lhe pediu para tratá-la pro “Vovó”. E a transformação de Bart começou. Uma transformação brotada do “livro de segredos” que o esquelético velho mordomo lhe deu. E agora, enquanto o menino estremece no limite entre a sanidade e a loucura, seus pais angustiados, seu irmão impotente, uma velha obcecada e vingativa, e o poderoso mordomo aguardam o clímax de um horror que floriu no sótão muitos anos atrás, em horror cujos espinhos ainda estão molhados de sangue e cujas pontas queimam como fogo.

Na continuação da Saga da família Foxworth, mais dez anos se passaram e os irmãos, Chris e Cathy, agora vivem juntos como casal e criam os filhos dela como uma família normal e vivem felizes, porém nenhum dos meninos suspeita que o padrasto na verdade é seu tio. Com a chegada dos vizinhos, os velhos segredos vão sendo remexidos e a felicidade da família é ameaçada com a descoberta de terríveis segredos do passado.

A história passa a ser contada pelos ponto de vista dos filhos de Cathy, Jory e Bart. Mas a ação se desenrola mesmo com o filho caçula, Bart, um menino que já era frágil e confuso que passa a ser assombrado pela terrível influência do mordomo da casa ao lado, que busca vingança de sua família. Sob a influência do mordomo o garoto passa a ler diariamente o diário de Malcom, seu terrível bisavô, ficando cada dia mais perturbado e confuso, chegando a acreditar que é o próprio Malcom, o homem mais poderoso e esperto que já existiu. 

Assim como os outros, o livro é perturbador. Além da relação incestuosa dos irmãos,  Cathy e Chris; conseguimos conhecer um pouco mais sobre o terrível Malcom. Através da leitura de passagens do diário que o menino narra, é possível comprovar o quão terríveis e distorcidos eram os valores do patriarca. 

Mas talvez o mais perturbador desse livro seja presenciar que esses valores e ideais distorcidos são absorvidos lentamente pelo bisneto, Bart. E com isso, o garoto fica cada dia mais confuso e inclinado a pensamentos terríveis e atos vingativos. 

Por termos acesso direto ao ponto de vista do perturbado Bart, em alguns momentos nos sentimos por dentro da mente de um criminoso e, para mim, foi impossível não lembrar de filmes como "O Anjo Malvado".

Gostei bastante do final, onde tudo termina da melhor maneira possível, mas de maneira nenhuma pode-se dizer que termina bem, já que fica claro que um mal feito não é tão facilmente reparado e que problemas futuros certamente surgirão. 

Apesar de não considerar melhor que o primeiro livro, é melhor do que o segundo. Como já disse antes, a série é perturbadora, mas é impossível não começar a leitura do próximo livro imediatamente após o final de cada livro. Simplesmente precisamos saber o resto.

Um comentário:

  1. A saga é muito perturbadora e os livros sao infinitamente piores que os filmes mas a gente fica querendo saber como termina, rsrsrs. Otima resenha !!

    ResponderExcluir