Pétalas ao Vento - Virginia C. Andrews



A Saga dos Foxworth - Livro 2

Eram crianças tão valentes para suportarem tanto sofrimento. Crianças tão espertas para escaparem a tamanho terror! Para Carrie, Chris e Cathy, o sótão era um horror sombrio que jamais lhes saia da cabeça, mesmo enquanto eles construíam vidas novas e promissoras. Naturalmente, a mãe tinha que fingir que eles não existiam. E a avó estava convencida de que eles traziam o demônio dentro de si. Mas a culpa não era deles, Era? Cathy sabia o que fazer. Agora, tinha os poderes que aprendera da linda mãe. Sabia-o pelo modo como o irmão ainda a desejava, pela maneira como o tutor a tocava, pelo jeito como todos os homens a olhavam. Ela sabia que chegara a ocasião de colocar em prática seu conhecimento. De mostrar à mãe e à avó que o sofrimento e terror no sótão não podiam ser esquecidos… Mostrar a elas - de uma vez por todas.


"Pétalas ao Vento" é a continuação de "O Jardim dos Esquecidos", livro que retrata a história de quatro irmãos que são mantidos em um sótão por anos, escondidos pela mãe e avó. Pétalas ao Vento, ainda pelo ponto de vista de Cathy, narra os acontecimentos de um período de aproximadamente 15 anos da vida dos irmãos, iniciando imediatamente após o final do primeiro livro. 

Em primeiro lugar, eu esperava algo totalmente diferente deste livro. Esperava ver a continuação mais fiel ao primeiro, com aquela relação próxima entre os irmãos - já que eles desenvolveram uma união muito forte no sótão - e também alguma dificuldade financeira. Mas o que se vê é algo totalmente diferente. 

A situação financeira é logo resolvida, ainda nos primeiros capítulos. Na sequência, cada irmão passa a seguir seu sonho e acaba se separando para isso. Em consequência disso, como a história é contada por Cathy, a história começa a girar em torno da vida dela e de seu plano de vingança. Chris passa a não ser tão presente na história e Carrie aparece menos ainda. Isso faz com que a história fique estranha. Eles nem parecem mais aqueles irmãos tão dependentes entre si que dividiam um quartinho e o sótão.

Quanto a Cathy em si, parece que as escolhas dela foram todas equivocadas. Ela parece perdida e perturbada, sempre assombrada pela tão esperada vingança. No quesito relacionamento é pior: ora com homem muito mais velho, ora com homens abusivos e, como não poderia faltar, uma relação incestuosa com o irmão. 

Os relacionamentos abusivos eram revoltantes e me fizeram querer largar o livro várias vezes. E ela sempre voltava e perdoava o maldito, mesmo depois de sofrer terríveis abusos. Mas muito de tudo isso foi suportado por ela em razão do plano de vingança. Ou seja, se ela tivesse esquecido a mãe e a avó e cuidado melhor da própria vida, teria ganho muito mais.

Mas o final do livro é o ponto alto, onde a vingança de Cathy é executada e, neste ponto o livro volta a parecer a continuação do primeiro que se espera, chegando a causar nostalgia - tentando não dar spoilers aqui.

Embora seja um bom livro, fica muito desmerecido quando comparado ao primeiro. Isso não deixa de
Filme "Petals On the Wind" com lançamento em 2014
causar uma certa decepção, já que o final do primeiro nos deixa tão curiosos sobre o destino dos irmãos. Mas essa história me intriga e preciso ler todos os livros, mesmo lendo vários comentários no skoob que dizem que fica cada vez pior.

Vale lembrar que ainda esse ano, será lançado o filme "Petals On The Wind" que é parte da sequência da versão lançada em janeiro - que comentei na outra resenha. Então, quem tiver preguiça de ler, pode dar uma espiada no filme pra ter um resumo - provavelmente distorcido - da sequência da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário