A Coisa - Stephen King

Vou retomar minhas postagem nesse blog falando de "A coisa" que Manuela Monjardim tem indicado nos últimos dez anos da nossa amizade. hahaha

Por ser um livro com quase 900 páginas eu sempre acabei adiando a leitura, até que resolveram fazer um novo filme dele.

Então vamos lá, vou tentar falar do livro sem dar spoilers, já deixando claro que algumas pessoas provavelmente vão discordar do que eu vou dizer Manuela mas gosto é gosto né?

Primeiramente quero dizer que foi meu primeiro livro do Stephen King e que o livro me surpreendeu com relação ao plot: ele é muito mais sobre a amizade entre sete crianças do "Clube dos perdedores" que sobre "A coisa" em si.

Os personagens são cativantes, a história é bem desenvolvida e tem muitas passagens até mesmo poéticas que fazem a gente ficar "awwn" num livro do gênero terror.

Agora vem a bomba que fará com que eu seja apedrejada por Manu haha:

Achei o livro maravilhoso porém não gosto da maneira como ele é escrito.

Essa necessidade do King de descrever todos os lugares por onde eles passam, sobre a história de Derry, sobre parentes de personagens, enfim necessidade de detalhar tudo sobre tudo é meio cansativo e confesso que eu dava umas puladas na leitura pra não ficar entediada.

Por outro lado algumas coisas que eram importantes pra mim, que tivessem um desfecho mais bem descrito a respeito dos personagens principais ficaram sutis ou subentendidas. Mas isso é gosto pessoal meu. Eu gosto de descrição de sentimentos e a respeito dos personagens principais, de resto eu prefiro que seja sutil ou deixe para a imaginação ou quem sabe um próximo livro. "A coisa" esgota todas as descrições possíveis sobre Derry.

Uma coisa que concordo com Manu é sobre o filme não mostrar 1% da intensidade e maravilhosidade desta história que termina com um gostinho meio doce e amargo ao mesmo tempo. É como se eu tivesse me despedido de amigos de infância, queria mais sobre eles.

Outra coisa que me incomodou, é que a história não é linear. Como se passa em 2 tempos, quando os personagens são crianças e adultos, esses 2 tempos ficam acontecendo simultaneamente com muita frequência e exatamente no meio de acontecimentos importantes o que me deixou irritada porque quebrou aquele clima de tensão lendo. A sensação foi a mesma que estar no meio de um sexo muito bom e a pessoa resolve levantar no meio do clímax pra fazer um xixi.

Mas levando em consideração apenas a história eu achei o livro muito bom. Por esses detalhes citados porém não dou 5 estrelas, dou 4 e meia pq se tirasse muita descrição que pra mim foi inútil para o desenvolvimento da história, o livro poderia ter muito menos que 837 páginas.

Enfim, se você, como eu, prefere livros mais objetivos, leia. Os personagens são maravilhosos assim como suas histórias, mas prepare-se pra lengalenga. Se você gosta de descrição de tudo e de todos, leia porque você terá um orgasmo com esse livro HAHA

2 comentários:

  1. Acho que vou discordar de tudo contigo, como tem acontecido ultimamente. Vou deixar pra te chamar de herege depois da minha leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não temos os mesmos gostos pra leitura. estamos cansadas de saber disso kkkk

      Excluir